Chame no Whatsapp
  • CRECI/SC 4786J
BLOG
blog
25 AGO
Por que viver em casas de Condomínio Fechado?
  • Dicas

Na situação atual, em que as pessoas procuram melhor qualidade de vida, espaço, segurança e privacidade, é cada vez mais comum a decisão de viver em casas em condomínios fechados.

Ao optar por uma residência desse tipo, você escolhe um estilo de vida único, com enormes vantagens e serviços atrativos capazes de proporcionar maior comodidade, conforto e segurança à sua família.

Entretanto, para se ter mais tranquilidade, é crucial que você tenha alguns cuidados na hora de escolher a unidade em que morará, devido ao fato de que uma escolha errada, além de proporcionar prejuízos, pode trazer dores de cabeça.

No post de hoje, além de descobrir os benefícios de se viver em uma casa em condomínio fechado, você receberá dicas preciosas sobre como tomar a decisão correta, diminuindo o risco de fazer um mau negócio. Confira!

Vantagens de um condomínio fechado

 

Segurança

Em um país que sofre com crescente índice de criminalidade, sem nenhuma dúvida, a busca por maior segurança é um dos principais motivos que levam alguém a optar por viver em condomínios fechados — principalmente se possuir filhos pequenos.

Isso se deve ao fato de que esses empreendimentos contam com equipe especializada em segurança patrimonial, que realiza monitoramento interno 24 horas por dia, além de estabelecer rigoroso controle de quem entra ou sai do local.

Esse zelo garante um ambiente seguro, que permite às crianças brincarem tranquilamente nos espaços de lazer e pelas ruas do condomínio, além de proporcionar paz aos moradores, pois eles sabem que seus patrimônios se encontram seguros mesmo durante suas ausências.

Privacidade

Quem nunca foi incomodado em sua residência, durante os momentos de descanso ou de foco extremo, pela visita inconveniente de um vendedor que, na maioria das vezes, oferece algo indesejado?

Ao viver em um condomínio fechado, esse problema não fará mais parte de sua vida, já que esses empreendimentos contam com uma portaria que controla o acesso das pessoas, permitindo apenas a entrada de quem for autorizado pelos moradores.

Assim, você contará com um ambiente mais tranquilo e restrito, além de conviver com um baixo volume de tráfego de veículo e pessoas em sua vizinhança.

Estrutura diferenciada

Ao optar por viver em uma das casas em condomínio fechado, você terá a certeza de ter escolhido um ambiente que foi projetado respeitando as mais diversas normas técnicas de construção, conforto e mobilidade.

É comum que cada empreendimento possua uma regulamentação interna, a qual impede ou restringe os moradores de realizarem reformas ou modificações estruturais que descaracterizem o condomínio ou prejudiquem a residência de um vizinho.

Outra característica marcante é a estrutura de lazer, que poderá contar com ambientes para as crianças, academia, salão de jogos, de festas, área gourmet, piscina, quadra esportiva etc., proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores.

Convívio com a comunidade

Um condomínio fechado  é uma comunidade em que a maioria dos moradores se conhece, podendo até criar um espírito de colaboração mútua em que é comum os vizinhos se ajudarem.

Isso ocorre devido à realização das assembleias, nas quais são tomadas as decisões de manutenção do condomínio e das áreas de lazer em comum.

Outro benefício em viver em um ambiente mais amigável é a possibilidade de que as crianças criem laços de amizade entre si, pois conviverão nos mesmos espaços de recreação, resultando, assim, na criação de grupos de amigos. Adicionado à isso a segurança do condomínio resulta em maior tranquilidade para os pais.

Localização

Não é segredo para ninguém que um dos principais fatores que melhoram a qualidade de vida de uma pessoa é o ambiente em que ela vive. Sendo assim, pessoas que moram nos centros das grandes cidades e sofrem com os problemas como a falta de segurança, trânsito caótico e poluição têm o seu bem-estar prejudicado.

É comum que os condomínios fechados se localizarem longe da região central, em locais mais tranquilos e mais próximos à natureza, proporcionando aos seus moradores um espaço mais tranquilo e silencioso para se viver, ideal para um descanso confortável e um lazer prazeroso.

Cuidados ao escolher uma casa em condomínio fechado

 

Após definir que, dentre tantas opções existentes no mercado, a melhor escolha para você e sua família são as casas em condomínio fechado, é fundamental avaliar algumas características do próprio imóvel, do condomínio e da região em que ele se situa para ter certeza de que se está fazendo um bom negócio.

Antes de mais nada, é essencial que você tenha definidas suas reais necessidades em relação ao imóvel que você pretende adquirir, considerando questões como espaço, números de vagas de garagem e de quartos, área de lazer e condições de segurança.

Tendo isso em mente, você deverá avaliar alguns fatores antes de fechar a compra, que são:

Estrutura do imóvel e do condomínio

O primeiro fator que você deverá considerar antes de fechar negócio é se o condomínio proporcionará o estilo de vida que você procura. Desse modo, estude com cuidado a planta baixa da residência, observando se ela permitirá a realização das atividades que você deseja.

Também é bom conhecer toda a estrutura oferecida pelo condomínio. Caso você tenha filhos pequenos, é fundamental ficar atento, por exemplo, a como será realizada a segurança interna e às possibilidades de lazer infantil.

Custos de manutenção

Um dos principais fatores a serem avaliados antes da aquisição de uma casa em condomínio fechado é a sua capacidade de manter financeiramente o imóvel.

Para isso, é necessário realizar um levantamento de quanto será gasto mensalmente com taxas de condomínio e, anualmente, com IPTU. Dessa forma, considerando o seu faturamento mensal, será possível analisar suas reais condições de conseguir pagar pelo imóvel.

Acessibilidade ao imóvel

Durante o período de análise, conheça as principais vias de acesso até o condomínio, descobrindo qual será o caminho que você terá que percorrer para chegar até o trabalho ou visitar amigos e parentes.

Também avalie o que você encontrará próximo ao empreendimento, como escolas, clínicas médicas, restaurantes ou qualquer serviço de que você provavelmente precisará como morador daquele local.

Normas e estatutos

Para garantir a harmonia no convívio entre os vizinhos, a maioria dos condomínios possui algumas normas que determinam como cada morador deverá se portar nas áreas comuns do empreendimento, assim como o que é ou não permitido fazer durante o período em que ele esteja morando nessa vizinhança.

Além disso, como já mencionado, existe um estatuto que proíbe a descaracterização do condomínio ou a realização de modificações que poderão prejudicar algum vizinho, com regras sobre o que é possível construir ou reformar na residência.

Potencial de valorização

Sempre que possível, é ótimo obter lucro em uma negociação. Sendo assim, estude o potencial de valorização do imóvel que você pretende adquirir. Descubra, por exemplo, se existe a possibilidade do lançamento de novos empreendimentos comerciais ou residências pela região, pois isso indica que o local tem um forte potencial de valorização econômica.