Chame no Whatsapp
  • CRECI/SC 4786J
BLOG
blog
20 ABR
Dia do Diplomata - nascimento do patrono da diplomacia brasileira
  • Curiosidades

 Hoje é comemorado o Dia do Diplomata! O Decreto 66.217, de 17 de fevereiro de 1970, estabeleceu como Dia do Diplomata a data de 20 de abril, em comemoração ao nascimento, em 1845, do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.

José Maria da Silva Paranhos Junior (1845-1912), o Barão do Rio Branco, foi diplomata e historiador. Formado em Direito, atuou como deputado e jornalista antes de ingressar na carreira diplomática.

Iniciou sua carreira no Serviço Exterior em 1876, como Cônsul em Liverpool. Em duas ocasiões na década de 1890, foi designado Ministro Plenipotenciário em missão especial para defender os interesses brasileiros em disputas fronteiriças relacionadas ao sul do Brasil e ao atual estado do Amapá, obtendo vitórias nos dois casos. Esteve à frente da Missão do Brasil em Berlim de 1901 a 1902.

Atuou como Ministro das Relações Exteriores entre 1902 e 1912, sob quatro Presidentes: Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca. Como Chanceler, consolidou, de forma pacífica, as fronteiras do Brasil, e deixou legado de pragmatismo e opção pela solução pacífica de controvérsias.

No dia 18 de abril de 2015 foram celebrados 70 anos do Instituto Rio Branco. Saiba mais no artigo do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, publicado na Folha de S.Paulo.

A imagem que ilustra este texto é retirada da publicação “Barão do Rio Branco”, livro de literatura de cordel de Crispiniano Neto, disponível gratuitamente para download no site da Fundação Alexandre de Gusmão.

 



A Smart Brokers Consultoria Imobiliária usa cookies.
Para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao, continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade