Chame no Whatsapp
  • CRECI/SC 4786J
BLOG
blog
19 FEV
Como declarar um apartamento financiado?
  • Dicas

Fique atento ao declarar um apartamento financiado: veja o que fazer para tudo dar certo.

O que analisar com relação ao valor na declaração?

O contribuinte deve sempre declarar o valor da aquisição, simples assim. Neste quesito, o preço não deve ser atualizado de acordo com índices de inflação ou valorização de mercado, por exemplo.

Existem exceções: se foram realizadas pinturas, reparos ou reformas no apartamento, é possível efetivar a alteração no valor do imóvel. Mas esteja alerta! Uma vez que estas melhorias foram efetivadas no apartamento, elas precisam e devem ser comprovadas financeiramente na declaração.

O que fazer com as despesas feitas no imóvel?

As despesas ligadas às melhorias feitas no imóvel precisam ser informadas ao declarar um apartamento financiado. Elas devem estar com o ano em sincronia, ou seja, referente ao mesmo em que foram realizadas. Se o contribuinte esquecer de declarar no ano correspondente, é possível corrigir, sem problemas - o procedimento consiste em anexar na mesma declaração uma nova versão retificadora.

Como preencher o campo “Discriminação”?

No campo "discriminação", que consta na declaração, é preciso informar se o imóvel foi comprado, doado, a data da compra ou da doação, o nome do doador ou vendedor e CPF destas pessoas. E ainda: o apartamento foi financiado? Então, é preciso colocar o nome da instituição financeira, quantas prestações já foram pagas e quantas ainda restam para completar o valor pendente. Agora, se o apartamento está quitado, basta colocar esta informação e qual a forma de pagamento.

E o campo “Situação”?

Para declarar um apartamento financiado, se o imóvel tiver sido comprado em 2017, basta colocar “0,00” em 31/12/2016. No campo “Situação em 31/12/2017”, é preciso colocar o valor pago até a data presente, ou seja, valor de entrada, valor das parcelas pagas e custos extras como reformas, ITBI e corretagem pagos em 2017.

Um exemplo: Se você informar no campo “Situação em 31/12/2017” R$550 mil pela compra de um imóvel, sendo que, até o momento, pagou parte deste total, a receita pode achar que o valor da compra é incompatível com o salário que foi declarado. Pense assim: a Receita Federal está mais interessada em saber se a sua renda declarada está de acordo com a compra do imóvel do que, de fato, qual foi o valor do próprio imóvel.

 Então, se você vem se preparando para iniciar ou aumentar seu investimento em imóveis, não deixe de pesquisar o site www.smartbrokers.net.br ou entre em contato com um de nossos consultores para obter dicas, detalhes e as melhores oportunidades do mercado imobiliário da grande Florianópolis. 

Equipe Smart Brokers !

 



A Smart Brokers Consultoria Imobiliária usa cookies.
Para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao, continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade