Chame no Whatsapp
  • CRECI/SC 4786J
BLOG
blog
28 FEV
Como funciona a captação da água da chuva em residenciais?
  • Curiosidades

 

Durante muito tempo, ações para promoção da sustentabilidade nos condomínios era algo bem distante da realidade. Em alguns casos, o investimento era muito alto, em outros faltava a oferta e possibilidade de inovar na hora da construção. A verdade é que não era muito fácil optar por recursos que garantiam resultados mais eficientes no consumo de água de um condomínio.

Atualmente, o aproveitamento e a utilização da água são pontos que, cada vez mais, requerem atenção de todos. De acordo com um relatório da ONU, feito em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050.

Portanto, por mais que você já adote atitudes diárias para um uso consciente deste recurso, que vão desde um banho mais rápido até fechar a torneira enquanto escova os dentes, vivemos num momento em que é preciso causar ainda menos impacto. Por isso, é fundamental conhecer opções como os sistemas de captação da água da chuva nos condomínios residenciais.

Como funciona a captação da água da chuva?

A manutenção dos condomínios exige, diariamente, o uso de muita água. Afinal, é preciso regar canteiros e jardins, lavar os pisos e, claro, fazer a manutenção dos banheiros utilizados no playground, espaço gourmet e de outros espaços comuns dos residenciais.

O sistema de reutilização da água da chuva é composto das seguintes estruturas:

  • Um conjunto de calhas no telhado para captar a água da chuva.
  • Uma cisterna ou tanque subterrâneo para o armazenamento.
  • Sistema de filtragem junto à estrutura onde a água da chuva será armazenada.
  • Tubulação de distribuição.

O conjunto de calhas no telhado serve para direcionar a água da chuva diretamente para o tanque de armazenamento/cisterna. Neste espaço, a água fica armazenada como em uma caixa d'água normal, porém precisando passar pelo processo de filtragem.

Apesar de permitir a reutilização, a água da chuva não é potável, ou seja, não pode ser consumida, assim como também não serve para tomar banho. Contudo, é fundamental ter um sistema de filtragem junto ao espaço onde a água está armazenada, pois é preciso eliminar impurezas, como folhas, pedras e outros possíveis detritos que venham do telhado para a cisterna. O último passo é a criação de uma tubulação paralela à utilizada para a água potável que alimenta torneiras do prédio, criando um sistema exclusivo para a reutilização da água da chuva. 

Por que vale a pena apostar na captação da água da chuva?

Reaproveitar a água é uma atitude de respeito ao planeta. Além disso, essa é uma maneira prática e inteligente de diminuir os custos mensais do condomínio que, muitas vezes, são elevados pelo consumo de água.

 



A Smart Brokers Consultoria Imobiliária usa cookies.
Para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao, continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade